Mind the Design

Neste post, vou falar um pouquinho sobre projetos de Design, que fui pesquisando nesses últimos dias, que usam um ou mais dos nossos sentidos para criar resultados incríveis! Confira:

Sound + Vision

Sound + Vision é um projeto de imagem e som veiculado pela The Creator’s Project, uma plataforma colaborativa que busca unir artistas do mundo inteiro através da criatividade, das artes e da tecnologia.

7b5833caed64ab0ee19b593b2272f981

Com a colaboração de músicos, designers e programadores, o projeto tornou possível realizar uma enorme experiência sinestésica dentro da Sydney Opera House, na Austrália, combinando músicas originais e geradores de som, com captação de movimento e geração procedural de imagens em enormes telas no palco. Tudo produzido com muita dedicação por cada um dos membros responsáveis, cada arte e som apresentado tinham um propósito.

Abaixo, um vídeo sobre o Making of de Sound + Vision

Você também pode conferir mais aqui

Caixa de Areia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Caixa de Areia é um projeto criado pelo estúdio Ambos&&, que tem como co-fundadores o professor da PUC-Rio, Luiz Ludwig e a designer Bábara Castro. Ele foi implementado na unidade SESC de Madureira, sendo uma instalação interativa que possibilita construir cenários de forma natural e lúdica a partir da combinação entre sensores e projeção. É possível criar montanhas, rios, lagos e ilhas apenas com o movimento das suas mãos. Confira mais aqui

O Menino Duplicado

livro-o-menino-duplicado-bienal-design-grafico-inclusao-social-1

Criado pela carioca Aline Aride, este livro é o projeto final do seu curso de graduação em Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho trata-se de um livro multi-sensorial, interativo e inclusivo, destinado a crianças deficientes visuais (cegas e com baixa visão), de 8 a 12 anos, e narra a história de um menino solitário, em busca de um amigo, em uma jornada de autoconhecimento, inclusão social e, principalmente, de respeito e aceitação ao próximo.

Cada página tem um tipo de acabamento específico, de acordo com as características mais relevantes dos objetos e conceitos apontados pelas crianças cegas congênitas. Nas imagens a seguir é possível ver as diferentes aplicações em verniz U.V. e hot stamping

Mais do que impressionar graficamente e usar o braile para a inclusão, os vernizes nos levam à experiências multi-sensoriais, como ilustrações de alimentos que têm cheiro e um verniz que simula areia no livro.

 

EDIT:

Outro projeto que, apesar de não possuir interfaces digitais necessariamente, achei que não podia ficar de fora é o copo comestível produzido pela rede de fast-food KFC em parceria com a Seattle’s Best Coffe, na Alemanha. Uma experiência e tanto com o paladar do cliente.

O novo copo de café é feito de um biscoito açucarado revestido com chocolate, ou seja, quem compra o café acaba levando o lanche completo. O mais interessante é que fazendo um projeto desse tipo, a KFC acaba por criar mais um meio de diminuir os danos a natureza, já que copos descartáveis e poluentes não são necessários para o consumo. Mais detalhes sobre o copo comestível aqui.

kfc-cria-copo-comestivel-para-salvar-o-meio-ambiente-1-1kfc-cria-copo-comestivel-para-salvar-o-meio-ambiente-4kfc-cria-copo-comestivel-para-salvar-o-meio-ambiente-3kfc-cria-copo-comestivel-para-salvar-o-meio-ambiente-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s